O deputado estadual Amilton Filho (MDB) participou, na manhã desta quarta-feira, dia 9 de abril, da inauguração da usina de energia fotovoltaica do campus central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis. “Este é um novo momento em nossa educação pública e superior, o que me deixa muito feliz, principalmente por estarmos utilizando energia limpa e renovável”, disse Amilton Filho ao lado do reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto, e do presidente da CelgPar, Fernando Navarrete. “Com a suína, ganham não somente os alunos, mas também os professores e pesquisadores da universidade”, afirmou Amilton Filho.
Em sua fala, o deputado lembrou também da luta dos profissionais da UEG pela aprovação do seu Plano de Carreira e Remuneração (PCR), do qual foi o relator do projeto da governadoria enviado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). “Meu parecer foi favorável e o meu voto, idem, para finalmente definir os valores mínimos a serem pagos aos trabalhadores da Universidade”, lembrou ele, Amilton esteve todo tempo apoiando esses servidores, bem como dos professores da Rede Estadual de Ensino, que tiveram sua remuneração mínima definida em R$ 4.624,78 até o reajuste na próxima data-base.
Sustentabiliade
Para colocar a usina em operação, a CelgPar investiu mais de R$ 30 milhões. A usina conta com 11.760 placas e ocupa uma área de 10 mil m² no terreno que é da UEG. A iniciativa da construção da central de energia solar foi da CelgPar, como parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo (SGG).
O complexo inaugurado nesta manhã já está em funcionamento e tem capacidade de gerar até 12.633MW/h por ano, o suficiente para abastecer três mil residências de padrão médio, ou uma cidade de 12 mil habitantes. A estimativa é de que a conta de energia da instituição fique até 64,5% mais barata para a universidade e para a Secretaria de Estado da Educação.
Outro importante impacto desta usina é o ambiental, pois a substituição da energia elétrica pela solar equivale à retirada, no caso da UEG, de 370 veículos das ruas e avenidas ou ao plantio anual de sete mil mudas de árvores.


